Assinar
Anadia

Centro Escolar de Sangalhos: Gatos “diabólicos” revelam criatividade e empenho

São 80 os gatos “insólitos e diabólicos” que por estes dias animam o átrio do Centro Escolar de Sangalhos.
Trabalhos realizados no âmbito da celebração do “Dia das Bruxas” pelas crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico que frequentam este estabelecimento de ensino e que colocam em evidência muita criatividade, empenho, mas também muita dedicação, já que todos os trabalhos foram concebidos em casa, em conjunto com as suas famílias.
Oito dezenas de felinos alusivos ao Halloween que, para o docente Amílcar Costa, coordenador do Centro Escolar, “superaram as melhores expetativas”, assim como “revelam a grande adesão, mas também muito trabalho e originalidade”, já que são todos “muito bons”.
Com 121 alunos, este Centro Escolar pretendeu com esta iniciativa promover a entreajuda e o envolvimento da comunidade escolar, nomeadamente dos Encarregados de Educação, já que, a realização destes pressupunha o envolvimento dos mesmos na sua elaboração. Precioso auxílio aos mais pequenos, que resultou numa mostra de trabalhos fantásticos, salientando-se, para além da criatividade e originalidade, a diversidade de materiais utilizados.
“Tratando-se de gatos, sempre pensámos que seria um trabalho de difícil execução”, confidenciou o docente, orgulhoso do resultado final: “não poderíamos estar mais satisfeitos e orgulhosos”. Por isso, realça o envolvimento de pais e encarregados de educação que tornaram possível a realização desta mostra que pode ser apreciada até ao próximo dia 15, estando todos os trabalhos identificados com o nome do aluno e ano.
Uma nota ainda para a utilização de materiais reciclados (tecidos vários, arame, embalagens de plástico, lã, pasta de papel), mas também cabaças, abóboras e até ouriços, numa simbiose perfeita entre a natureza e os trabalhos manuais. 
Refira-se ainda que este projeto e exposição foi proposto no início do ano letivo e integra o plano anual de atividades do Centro Escolar, sendo uma atividade relacionada com o Programa Eco-Escolas.