Assinar
Cantanhede

Cantanhede: INOVA–EM substitui contadores de água e verifica problemas em tempo real

A INOVA – EM tem em curso a instalação de um sistema de telemetria com rede fixa para contadores de água, no âmbito de dois concursos públicos que, em conjunto, ascendem a 912.864 euros, beneficiando de uma comparticipação financeira da União Europeia, através do Programa POSEUR.
As empreitadas e prestações de serviços adjudicadas e a adjudicar no âmbito da candidatura, incluem a instalação de telemetria que contempla a substituição de 8.545 contadores de água por outros que incorporam tecnologia que permite verificar o comportamento das redes em tempo real, o que corresponde à troca de sensivelmente metade do total de dispositivos de medição dos consumos instalados no concelho.
O processo está a ser desenvolvido em duas fases, a primeira das quais já concluída, com a substituição de 5.194 contadores nas Zonas de Medição e Controlo (ZMC) de Cantanhede, Lemede, Pocariça, Póvoa da Lomba e Varziela, prosseguindo agora na ZMC de Cadima (1.180 novos contadores), a que se seguirá a ZMC de Sanguinheira (548) e a ZMC da Tocha (1.623).
O objetivo da INOVA-EM é também a melhoria do serviço prestado aos utilizadores, deixando de existir faturação com base em estimativas, uma vez que a atual leitura manual realizada de dois em dois meses foi substituída por 24 leituras diárias, de forma remota e automática.
Deste modo, além da redução do número de reclamações, a INOVA-EM passa a dispor de condições para, logo que ocorram eventuais fugas nas redes prediais, avisar imediatamente os clientes/utilizadores para que procedam às reparações. Até ao momento, cerca de 300 utilizadores já foram avisados através de contacto telefónico, tendo-se comprovado a existência de problemas nas suas instalações.

Ler mais na edição impressa ou digital