Assinar
Anadia

ANADIA: Entregues mais 10 mil euros em incentivo à natalidade

São mais 10 incentivos à natalidade a famílias do concelho (no valor de mil euros cada) que o Município de Anadia vai atribuir.
Assim, a Câmara Municipal de Anadia vai entregar mais 10 mil euros, no âmbito da medida “Nascer Anadiense”, prevista no Regulamento Geral de Ação Social do Município de Anadia. Os apoios foram aprovados, na última reunião de executivo, no passado dia 17 de junho.

163 famílias apoiadas
O número de famílias apoiadas por esta medida, que entrou em vigor em agosto de 2018, há praticamente dois anos, totaliza já as 163. A título de curiosidade, destes processos, 73 são relativos a bebés do sexo feminino e 93 do sexo masculino.
Há ainda a destacar três famílias com gémeos e duas famílias por adoção.
De referir ainda que no primeiro ano, entre agosto e dezembro de 2018, foram apoiadas 15 famílias. Já em 2019, foram aprovadas 102 candidaturas. No presente ano de 2020 e até ao momento, o número de apoios concedidos é de 46.
A medida “Nascer Anadiense” destina-se a incentivar a natalidade, através da atribuição de um apoio pecuniário destinado a compensar os custos com a realização de despesas, em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança. O apoio é destinado a crianças, que sejam registadas como naturais do concelho de Anadia ou adotadas por famílias com residência há mais de um ano e com recenseamento no concelho de Anadia.
De acordo com o Regulamento, metade do montante do incentivo atribuído terá de ser despendido em estabelecimentos comerciais na área do concelho.