Assinar
Anadia // Bairrada // COVID-19  

Covid-19: Bombeiros de Anadia com três operacionais positivos

Três operacionais do Corpo de Bombeiros de Anadia testaram positivo à Covid-19, permanecendo, no entanto, praticamente sempre assintomáticos e sem quaisquer complicações de saúde, confirmou esta manhã a Associação Humanitária, em comunicado assinado pela direção e comando.

Segundo explicam os responsáveis, “inicialmente foi detetado um “positivo”, tendo sido tomadas medidas imediatas para a realização de novos testes a elementos mais próximos ao infetado (contactos de risco)”.

Detetados mais dois casos, foram então submetidos a testes todos os elementos Corporação, incluindo pessoal operacional e não operacional, serviços administrativos, auxiliares de limpeza e mesmo elementos do elenco diretivo.

“Felizmente o resultado da despistagem em massa foi extremamente favorável, não tendo sido registado nenhum novo caso”, garantem.

Relativamente aos três operacionais que testaram positivo, “no cumprimento do Plano de Contingência Interno os mesmos foram imediatamente afastados das suas funções e colocados em isolamento profilático, onde a esta data permanecem completamente assintomáticos”.

Todo este processo foi acompanhado pela Autoridade de Saúde Local, com conhecimento dado à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A corporação reforça ainda que, embora a determinado momento tenham sido suspensos alguns serviços de transportes de doentes não urgentes, como medida de contenção, “em momento algum esteve comprometida a resposta ao socorro assim como a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros”.

A corporação agradece a todas as entidades que pronta e incondicionalmente colaboraram na resolução desta situação, especialmente à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Município de Anadia.

Deixam ainda um apelo ao “rigoroso cumprimento de todas as normas de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde”, desejando ainda votos de um rápido regresso ao ativo dos elementos afetados.