Assinar


Anadia // COVID-19 // Sociedade  

Apenas um funcionário positivo nos 300 testes à Covid-19 do Município de Anadia

Dos 300 funcionários testados à Covid-19, apenas um foi positivo e já se encontra em isolamento. Os testes foram pagos pelo Município de Anadia.

Cerca de 300 funcionários e colaboradores da Câmara Municipal de Anadia realizaram, esta sexta-feira, dia 13, testes de diagnóstico à Covid-19. Apenas um caso positivo de infeção por SARS-CoV-2 foi detetado através desta pesquisa. O funcionário em causa já se encontra em isolamento, estando a ser acompanhado por autoridades de saúde locais.

Estes testes, integralmente pagos pelo Município de Anadia, foram efetuados em instalações municipais por profissionais de saúde, que recolheram uma amostra de produto de cada pessoa, através de uma zaragatoa posteriormente analisada em laboratório. O Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga acompanhou e supervisionou esta ação preventiva e de combate à doença Covid-19.

O Município de Anadia avançou com esta medida tendo em conta o agravamento da situação pandémica no concelho, e também pelo facto de os seus trabalhadores prestarem diariamente serviços essenciais – designadamente administrativos e de resposta nas infraestruturas básicas e de recolha de resíduos – a toda a comunidade anadiense. A testagem visou ainda quebrar uma possível cadeia de transmissão da Covid-19.

Segundo Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “investir na prevenção é absolutamente fundamental para mitigar a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2”, e também para “sensibilizar as pessoas para a grave situação que estamos a viver a nível local, regional, nacional e mundial”. “Quanto mais informados estivermos e quanto mais cuidados adotarmos, menor será o risco de contágio” – destacou ainda a autarca.