Assinar
Bairrada // Sociedade  

Covid-19: Anadia atinge maior patamar de contágio e passa a Risco Extremamente Elevado

Anadia é o único concelho da Bairrada no nível de risco máximo. Fim de semana volta a trazer ao país proibição de circulação entre concelhos e recolher às 13h

O Concelho de Anadia atingiu o patamar mais perigoso em termos de contágio da Covid-19, ao passar a figurar como município de Risco Extremamente Elevado, de acordo com a última atualização do Mapa de Risco Covid-19.

Anadia é o único concelho da Bairrada naquele nível de risco. No patamar abaixo – Risco Muito Elevado – estão os municípios de Águeda, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro.

O Concelho de Vagos é o único que figura no 3.º patamar, como de Risco Elevado.

Medidas abrangem todos os municípios no próximo fim de semana

Dando seguimento à renovação do Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, que vai estar em vigor entre as 00h do dia 8 de janeiro e as 23h59 do dia 15 de janeiro, o Conselho de Ministros aprovou o decreto que regulamenta as medidas a adotar para os diferentes níveis de risco de transmissão.

O decreto mantém, no essencial, as regras atualmente vigentes para os concelhos de risco muito elevado e extremo, que passam a aplicar-se também aos concelhos de risco elevado.

Para estes três níveis, nos dias 9 e 10 de janeiro, determinou-se:

  • Proibição de circulação na via pública a partir das 13h.
  • Proibição de circulação entre concelhos.

Veja aqui todas as medidas em vigor no próximo fim de semana.

António Costa admite endurecer as medidas já na próxima semana

Entretanto, o primeiro-ministro admitiu hoje que na próxima semana o Governo poderá tomar medidas mais restritivas para fazer face ao aumento de contágios e adiantou que vai proceder à audição dos partidos e dos parceiros sociais.

António Costa admitiu mesmo que essas medidas mais restritivas contra a Covid-19 poderão já entrar em vigor no próximo dia 12.

O líder do executivo referiu que os números referentes novos contágios verificados na quarta-feira e hoje rondam os dez mil, “o que indicia um agravamento da situação epidemiológica” no país.

Sobre o funcionamento das escolas, António Costa diz que “há um grande consenso entre técnicos e especialistas de que não se justifica afetar o funcionamento do ano letivo”, mas reconhece que as medidas mais restritivas para os fins de semana poderão ser aplicadas igualmente aos dias de semana, passando a haver um maior confinamento.

“Não quero estar a antecipar medidas. A esperança é a ultima coisa a morrer, devemos ter esperança”, disse o líder do executivo, concluíndo que com a vacinação em curso “em que já sabemos que este túnel tem um fim, não podemos estar a desperdiçar o que conquistámos”.