Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Dois empresários de Cantanhede acusados de tráfico e exploração de imigrantes

Os dois cidadãos estrangeiros foram, durante vários anos, objeto de exploração laboral por parte dos agora acusados, a troco de remunerações irrisórias ou inexistentes.

Dois empresários da zona de Cantanhede (e uma empresa gerida por um deles) vão ser julgados por tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e utilização da atividade de cidadão estrangeiro em situação ilegal. A acusação, pelo Ministério Público, surge na sequência de uma investigação realizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os dois cidadãos estrangeiros foram, conforme foi apurado na investigação, durante vários anos objeto de exploração laboral por parte dos agora acusados, a troco de remunerações irrisórias ou inexistentes, trabalhando muito além dos limites horários impostos por lei e pernoitando em vacarias e viaturas, nunca tendo os patrões diligenciado no sentido de proceder à regularização da sua documentação em território nacional.

A empresa envolvida desenvolvia parte da sua atividade na venda de produtos em feiras, em que as vítimas sinalizadas carregavam e descarregavam o material que ali ia ser vendido e realizavam, ainda, trabalho doméstico indiferenciado.

O processo de investigação, que foi iniciado em 2018 e durou cerca de um ano, permitiu a sinalização  e salvaguarda – com a colaboração de uma organização especialmente vocacionada para o efeito –  de dois cidadãos de nacionalidade estrangeira, originários da Europa de leste, um comunitário e outro de país terceiro, que, na altura, foram imediatamente instalados em habitações seguras, dimensionadas para alojar cidadãos vítimas de tráfico de pessoas.