Assinar


Cantanhede // Sociedade  

Cantanhede: INOVA reabilita rede de saneamento na Tocha

Com cerca de 550 kms de coletores instalados em todo o concelho e um grau de cobertura da população próximo dos 100%, a INOVA-EM é responsável pelo tratamento e descarga dos esgotos que não entrega no sistema em alta da Águas do Centro Litoral.

Está já em curso a reabilitação da rede de saneamento nos Inácios, incluindo o emissário instalado no CMRRC-Rovisco Pais, na freguesia da Tocha. A obra, a cargo da INOVA – EM, está a decorrer no âmbito de uma empreitada adjudicada pela empresa municipal por 208.663 euros. O objetivo é melhorar o desempenho hidráulico e estrutural da conduta, de modo a garantir a estanquidade e a operacionalidade do sistema de drenagem e, assim, contribuir para a redução de afluências indevidas e, consequentemente, dos custos operacionais.

Com uma parte significativa das redes de saneamento ligadas ao sistema multimunicipal em alta sob gestão da empresa Águas do Centro Litoral, S.A., que assegura a drenagem dos efluentes para a ETAR de Ílhavo, a INOVA-EM tem concentrado esforços na renovação nas redes de recolha de águas residuais domésticas e tem vindo a proceder a inspeções vídeo dos coletores e a ensaios das ligações domiciliárias, tendo em vista a otimização do funcionamento dos sistemas e a redução dos volumes dos caudais, os quais, como é do conhecimento público, são gravemente afetados por infiltrações e descargas indevidas de águas pluviais.

Além da reabilitação da rede de saneamento nos Inácios, a INOVA-EM está a realizar intervenções idênticas nas redes da Pocariça, Arrôtas, Cantanhede e Balsas, estando previsto para breve o início de mais empreitadas para esse fim, nomeadamente nos sistemas coletores de Vilamar e Corticeiro de Cima.