Assinar


Ciclismo

António Morgado e Gonçalo Tavares entre os 20 melhores da Europa

António Morgado e Gonçalo Tavares (ciclistas que representam as cores do Clube de Ciclismo da Bairrada) abriram hoje a participação portuguesa no Campeonato da Europa de Estrada, em Trento, Itália, com desempenhos de qualidade no contrarrelógio individual, ficando entre os 20 melhores juniores europeus nesta disciplina.

A prova de 22,4km não favorecia os corredores portugueses por ser totalmente plana. Além disso, António Morgado e Gonçalo Tavares nunca tinham feito um contrarrelógio tão longo, que obrigasse a pedalar na posição específica durante quase meia hora. Apesar deste contexto, os dois ciclistas, ainda juniores de primeiro ano, conseguiram posicionar-se claramente na primeira metade da classificação entre os 52 participantes.

António Morgado conseguiu o melhor registo dos portugueses, parando o cronómetro nos 28m01s, o que lhe valeu o 18.º lugar. Gonçalo Tavares gastou mais 11 segundos do que o companheiro de Seleção, ocupando a posição imediata na tabela.

Os contrarrelógios prosseguem amanhã, quinta-feira. Portugal terá três representantes. Fábio Fernandes corre às 13h35 na competição de Sub-23. Rafael Reis (15h06) e João Almeida (15h30) – já representou o Clube de Ciclismo da Bairrada – vestem as cores nacionais na prova de elite. Todas as categorias correm no mesmo percurso de 22,4km