Assinar


Anadia // Sociedade  

Esterilização de animais de companhia comparticipada pelo Município de Anadia

Cães e gatos que ainda não tenham sido esterilizados podem vir a sê-lo com comparticipação da Câmara Municipal de Anadia.

O executivo municipal aprovou, na reunião de 1 de setembro, a celebração de um protocolo com as clínicas veterinárias do concelho para a esterilização de animais de companhia, com a comparticipação do Município.

A campanha é dirigida aos animais de companhia, cães e gatos, cujos titulares residam no concelho. Os animais submetidos a esterilização devem estar identificados eletronicamente com registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia. O regime aplica-se a atos cirúrgicos até três canídeos e três gatídeos, não podendo no total ser excedido o número de seis animais por agregado familiar.

De acordo com o protocolo, o valor do apoio será pago à clínica veterinária onde for realizada a esterilização. O restante valor será pago pelo titular do animal diretamente à clínica. As esterilizações deverão ser efetuadas nas clínicas existentes no concelho, aderentes à campanha.

Em nota de imprensa, a autarquia diz pretender, desta forma, “promover uma campanha de identificação e esterilização de animais, como forma privilegiada de controlo da população de animais e do combate ao abandono.”

Os candidatos que pretendam beneficiar deste apoio deverão submeter a respetiva candidatura, através do email: geral@cm-anadia.pt, até ao dia 15 de dezembro de 2021, juntamente com o comprovativo da identificação eletrónica e registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia, caso exista.