Assinar
Anadia // COVID-19 // Sangalhos  

Utentes com Covid-19 na Misericórdia de Sangalhos “estão estáveis”

Os 13 casos de Covid-19 identificados no Complexo Social de Apoio à Pessoa Idosa da Misericórdia da Freguesia de Sangalhos estão “estáveis e controlados”, garantiu ao início da tarde de hoje, Carlos Santiago, provedor da instituição.

“A situação é de tranquilidade”, avançou, dando nota de que os utentes com Covid-19 (inicialmente 7 e depois 13) “estão estáveis”, ainda que cinco deles estejam internados, mas igualmente “estáveis”, tendo duas das hospitalizações acontecido devido a quedas, apesar de estarem positivos para SARS coV 2.

“Sempre que um utente cai na instituição o nosso protocolo determina que seja encaminhado para uma unidade hospitalar para ver se está tudo bem”, explicou o provedor que acrescenta ainda: “os utentes que estão em isolamento na Misericórdia, por terem testado positivo, estão assintomáticos ou apresentam sintomas ligeiros. Os que necessitaram de hospitalização estão estáveis, segundo dados que nos foram transmitidos esta manhã”.

“Temos feito testes com regularidade a utentes e colaboradores e, na próxima segunda-feira, dia 6, todos serão novamente testados porque se completam os 10 dias após a identificação dos primeiros casos”, frisou ainda o provedor que reforça: “todos os nossos utentes estão vacinados”.

Refira-se ainda que em comunicado, datado de 24 de agosto, a instituição frisava que “todos os utentes e colaboradores foram testados” e que foram tomadas medidas de segurança previstas no plano de contingência em vigor, de forma a proteger os utentes, os colaboradores e os familiares.