Assinar


Anadia // Sociedade  

Município de Anadia associa-se à iniciativa “A terra treme”

O Município de Anadia vai realizar, no dia 5 de novembro, às 11h5, o exercício “A Terra Treme” nos estabelecimentos de ensino da rede pública do município.

A iniciativa de âmbito nacional, que vai na sua 9.ª edição, insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Esta ação vai ser desenvolvida localmente através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Anadia e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro).

É objetivo de “A Terra Treme” sensibilizar os cidadãos no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.