Assinar


Cantanhede // Sociedade  

Município de Cantanhede oferece árvores para rearborização

Nesta segunda campanha de rearborização das faixas de gestão de combustível, autarquia disponibiliza gratuitamente
mais de 10 mil árvores de espécies autóctones

O Município de Cantanhede tem em curso a segunda campanha de oferta 10 mil árvores autóctones destinadas à rearborização das faixas de gestão de combustível do concelho. O objetivo é estimular os proprietários a rearborizarem os terrenos inseridos nessas faixas que o município se viu obrigado a executar por imposição legal e de modo a dar cumprimento ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Esta é uma iniciativa que, recorde-se, teve uma primeira edição em março deste ano, com assinalável sucesso, tendo sido entregues milhares de plantas aos donos dos terrenos intervencionados, na sequência de uma candidatura realizada para o efeito pela autarquia cantanhedense ao projeto “Floresta Comum”. Este consiste numa ação concertada entre a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo em vista o fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema.

As espécies que a Câmara Municipal de Cantanhede tem disponíveis para plantação são o padreiro, o amieiro, o medronheiro, o lodão-bastardo, o freixo, o carvalho-cerquinho, o carvalho-alvarinho, o pinheiro-manso e o borrazeira-preta. A oferta é limitada ao stock de plantas existentes em viveiro e caso o pedido não possa ser imediatamente atendido o requerente ficará inscrito para a próxima época de plantação.

Para terem acesso às árvores e arbustos autóctones que o Município de Cantanhede disponibiliza gratuitamente, os proprietários devem efetuar o respetivo pedido junto do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da autarquia. Posteriormente, os técnicos desse serviço efetuarão uma visita de reconhecimento ao terreno, para identificar a parcela, avaliar as suas condições e quantificar o número de árvores necessárias.

Para garantir o sucesso das operações, o GTF assegurará o acompanhamento das ações e prestará todo o aconselhamento técnico necessário aos proprietários, que ficam obrigados a cumprir com as regras e normas da legislação em vigor sobre a matéria.