Assinar


Barcouço // Mealhada  

Antigo campo de futebol de Barcouço entra em obras para a Feira

A feira, que se realiza aos dias 5 e 19 de cada mês, foi transferida de Santa Luzia, junto ao IC2, para o campo de futebol de Barcouço há cerca de dois anos.

A Câmara da Mealhada adjudicou a construção da nova feira de Barcouço (antiga Feira de Santa Luzia), por cerca de 220 mil euros (mais IVA). O prazo de conclusão é de dois meses.

A empreitada visa dignificar o espaço afeto à Feira de Barcouço, um antigo campo de futebol, com a adequada pavimentação em betuminoso e a criação e reabilitação das infraestruturas a nível de águas, águas pluviais e rede de eletricidade.

“Além da preservação da memória coletiva da Feira de Santa Luzia, esta qualificação contribui para a produção e para o escoamento de produtos locais e poderá ser também um estímulo ao aparecimento de novos produtos e iniciativas promotoras de desenvolvimento sustentável”, explica Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, com o pelouro dos Mercados e Feiras.

A feira, que se realiza aos dias 5 e 19 de cada mês, foi transferida de Santa Luzia, junto ao IC2, para o campo de futebol de Barcouço há cerca de dois anos, devido à necessidade de criar condições de funcionamento em contexto da pandemia de Covid-19. A nova localização mereceu a concordância da grande maioria de vendedores e clientes, o que motivou a Câmara Municipal da Mealhada a avançar para a adaptação do antigo campo de futebol a recinto de feira. Assim que o empreiteiro entre em obra, a feira será interrompida durante os dois meses de prazo de execução.

“Solicitámos estas melhorias assim que verificámos que a mudança tinha sido bem aceite e, desta forma, conseguimos aproveitar um espaço que não estava a ser usado há uns 20 anos”, refere João Cidra Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Barcouço.

“Esta intervenção enquadra-se na nossa estratégia de valorização e de requalificação do Espaço Público. Até porque dignificação física deste espaço é também a dignificação social dos operadores económicos que aqui comercializam desde géneros alimentares, a pecuária, a agricultura e aos têxteis”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.