Assinar


Cantanhede // Sociedade  

Bombeiros de Cantanhede suspendem transporte de doentes não urgentes

O aumento do preço dos combustíveis a par do valor por quilómetro pago pelo Estado levam associação a suspender serviços.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede deliberou suspender a realização de transportes não urgentes a partir do próximo dia 1 de abril de 2022, anunciou a Associação.

“O aumento galopante do preço dos combustíveis, a par do reduzido valor por quilómetro pago pelo Estado, tornou este serviço incomportável para esta Associação Humanitária, forçando-a a esta drástica decisão que afetará diariamente cerca de 80 utentes e uma média mensal de aproximadamente 2.000 transportes”, refere a mesma nota para justificar esta decisão.

Para a associação que gere os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, “Estes são tempos extraordinários que exigem medidas extraordinárias e urgentes”, lembrando que “há vários anos que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede reivindica do Estado o aumento do valor pago por quilómetro no transporte de doentes não urgentes, que se mantém inalterado nos 0,51 euros desde 2012”.

Segundo os bombeiros, “se nos últimos anos, este valor tem sido insuficiente para cobrir as despesas, exigindo desta Associação o redireccionamento de verbas no intuito de assegurar este serviço à população, com a subida do salário mínimo e a escalada do preço dos combustíveis a que se tem assistido ultimamente, este esforço passou a ser insustentável”.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede reitera que não pode “continuar a financiar um serviço que é da inteira responsabilidade do Sistema Nacional de Saúde e do Estado português”, comentando que enquanto a situação não for revista e atualizada, a sua atividade vai “limitar-se só à prestação de socorro à população do concelho em situação de emergência, com a diligência e espírito de missão que sempre a caracterizou”.