Assinar


Sociedade // Vagos  

Estudante vaguense em missão humanitária na fronteira Polónia – Ucrânia

A estadia destes jovens servirá para proceder ao armazenamento e posterior distribuição de material médico pelos refugiados, que se encontram espalhados pelas zonas da Ucrânia que estão a ser afetadas.

Missão humanitária com carimbo vaguense. No âmbito de mais uma edição da Feira Solidária, dinamizada pelo Departamento de Responsabilidade e Ação Social, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), que decorreu na semana passada, a comissão organizadora decidiu associar-se à Associação Entre-Muros. Em causa estava, segundo a AEFML, a promoção de ações de “intervenção humanitária”, assistência e apoio, a favor dos refugiados ucranianos.

Natural da freguesia de Santo André de Vagos, Eddy Martins, estudante da referida faculdade, é um dos oito voluntários que integra a missão. Viajaram de avião, na última terça-feira, para a fronteira da Polónia com a Ucrânia, onde vão permanecer, ao que se sabe, até domingo ou segunda-feira.

“A nossa estadia servirá para proceder ao armazenamento e posterior distribuição de material médico pelos refugiados, que se encontram espalhados pelas zonas da Ucrânia que estão a ser afetadas”, disse o voluntário vaguense, em declarações à comunicação social. Trata-se, conforme referiu, de um “projeto incrível que vamos abraçar”, sendo certo que leva consigo “a alma portuguesa e um espírito humilde de missão”.

De acordo com Eddy Martins, a companha conseguiu reunir várias toneladas de material, nomeadamente 189 caixas, de material médico, e ainda fraldas para crianças e idosos, pensos higiénicos e leites de fórmula. Os elementos que fazem parte da missão vão colaborar na prestação de cuidados básicos de saúde. Estarão, ainda, disponíveis para apoiar os refugiados que, eventualmente, “queiram vir para Portugal”.

Eduardo Jaques/Colaborador