Assinar


Região // Sociedade  

Seis distritos sob aviso amarelo devido à chuva forte

O aviso abrange o Distrito de Aveiro e vai estar em vigor até às 18h desta sexta-feira.

São seis distritos que estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas zonas montanhosas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para além de Aveiro, o aviso abrange também Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Viseu e vai estar em vigor entre as 09h e as 18h desta sexta-feira.

A depressão Evelyn que vai afetar os Açores a partir de domingo vai também afetar indiretamente o estado do tempo no continente, a partir desse dia.

Segundo a previsão do IPMA, esta sexta-feira, nas regiões do Norte e Centro do continente vamos ter céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial no Minho e Douro Litoral.

Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, por vezes forte no litoral e soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) até meio da tarde e possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima na região Norte.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os quatro graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 (em Faro).

No domingo e na segunda-feira, o IPMA antecipa um agravamento do estado do tempo devido à passagem da depressão Evelyn a cerca de 240 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo (Açores).