Assinar


Cantanhede

EB 1 de Murtede acolhe mercadinho

Comunidade local juntou-se à iniciativa da Associação de Pais.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1 de Murtede dinamizou um Mercadinho que envolveu todos os alunos deste estabelecimento de ensino. O evento fez as delícias da comunidade escolar e não só, proporcionando um dia diferente, repleto de movimento e alegria.

A população local associou-se à iniciativa – oferecendo os produtos para venda -, assim como diversas empresas e familiares das crianças que frequentam o estabelecimento de ensino. À venda estiveram deliciosos produtos produzidos localmente, designadamente frutas, pão, sobremesas, bolinhos, salgados e produtos hortícolas da época.

O presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Maia, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, marcaram presença na iniciativa, participando nalgumas dinâmicas desenvolvidas pelos alunos, sempre com a supervisão dos professores.

Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Educação, referiu que “este tipo de iniciativas constitui mais uma oportunidade de aprendizagem para os mais novos, que de maneira dinâmica e interativa vão aplicando conhecimentos de diferentes áreas, treinando competência e estimulando a criatividade que o contato com o mundo real e imaginário desperta”.

Ainda de acordo com o autarca, estes eventos “são simultaneamente uma estratégia facilitadora da aprendizagem, para quem está numa altura do seu desenvolvimento em que o brincar e o aprender-fazendo tem um papel crucial”.

Sérgio Maia, por outro lado, destacou “a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa: a comunidade escolar, os pais, familiares, população em geral, autarquias, empresas, lojas e restauração”.

A organização do Mercadinho esteve a cargo pelos pais das crianças, contando com a colaboração de mães de antigos alunos da escola, imprescindíveis na confeção das pizzas e dos pães em forno a lenha.