Assinar
Oliveira do Bairro // Sociedade  

Em Lisboa: Gustavo Maya vence “Vintage Cocktail Competition”

A competição decorreu no âmbito do Lisbon Bar Show, que reuniu centenas de pessoas, na Sala Tejo do Altice Arena.

O bairradino Gustavo Maya convenceu o exigente júri e venceu a edição deste ano do concurso Vintage Cocktail Competition, com um twist ao clássico Gin Fizz, cheio de sabores de Angola.

A competição decorreu no âmbito do Lisbon Bar Show, que reuniu centenas de pessoas, na Sala Tejo do Altice Arena, a 17 e 18 de maio.

Gustavo Maya apresentou-se na competição para dar um cunho transformador ao clássico “Gin Fizz”, com um toque de xarope de açúcar tropical (feito por si), gin, sumo de limão, água gaseificada e clara de ovo.

Um cocktail que o criador diz ter sido inspirado nas temperaturas quentes de Angola, onde este oliveirense tem fortes ligações e onde foi formador e bartender.

A residir em Oliveira do Bairro, mas mantendo sempre uma forte ligação com aquele país africano, Gustavo Maya fez questão de levar o seu Shaker de estimação – que o acompanha quase há 40 anos – assim como a antiga caixa talismã da Companhia Velha.

Foram cinco os grandes nomes convidados para esta competição, destinada a reinterpretações de cocktails clássicos, que foram avaliados por profissionais da área, entre eles Jared Brown, conhecido historiador de cocktails e criador do Gin Sipsmith.

Para além de Gustavo Maya, participaram Francisco Guerreiro, Fernando Leote, Eduardo Vicente e António Frederico Ribeiro.