Assinar


Anadia // Sociedade  

População de Anadia deve manter cuidados no uso da água mais uns dias

A autarquia alertou que a água “poderá apresentar um aroma mais intenso a cloro e uma ligeira alteração da cor”.

A população do concelho de Anadia deve manter alguns cuidados no uso da água da rede de abastecimento público, pelo menos até serem conhecidos os últimos resultados às análises efetuadas esta segunda-feira.

Os resultados anteriores (análises realizadas na sexta-feira, 26 de agosto) “indicam que todos os parâmetros avaliados estão próximos dos valores de referência”, avança a autarquia anadiense, em comunicado, depois de, há cerca de três semanas, terem sido reportadas várias queixas de munícipes sobre a qualidade da água da rede, que se verificava acastanhada e com mau cheiro.

“Devido ao reforço do tratamento da água efetuado nos últimos dias e também à captação de água a uma profundidade maior – situação provocada pelos baixos níveis que os depósitos municipais alcançaram – a água poderá apresentar um aroma mais intenso a cloro e uma ligeira alteração da cor, até ao final do dia de hoje [segunda-feira]”, esclarece a autarquia.

A qualidade da água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia é controlada através de um plano de análises apresentado à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que é efetuado através de laboratório acreditado, com acompanhamento da Autoridade de Saúde. Em caso de deteção de valores anormais, “são efetuadas análises adicionais ainda mais rigorosas, sendo posteriormente aplicado o devido tratamento”.

Esta situação “desagradável”, explica a autarquia, “está diretamente relacionada com o estado de seca que afeta o país”, apelando “a um consumo de água mais racional, sem exageros nem desperdícios”.