Assinar
Anadia

Economia circular e descarbonização em análise na 3.ª Conferência de Outono

A reflexão, que trouxe nesta última conferência os ex-ministros Mira Amaral e Carlos Borrego ao Cineteatro Anadia, fez-se em torno da evolução do modelo linear, passando pelo modelo da economia da reciclagem até ao agora tão urgente modelo de economia circular.

A 3.ª e última Conferência de Outono, promovida em parceria pelo Município de Anadia e a FNWay Consulting, realizou-se na manhã do passado dia 18 de novembro.

Tendo como tema central a Economia Circular e a Descarbonização, a reflexão, que trouxe nesta última conferência os ex-ministros Mira Amaral e Carlos Borrego ao Cineteatro Anadia, fez-se em torno da evolução do modelo linear, passando pelo modelo da economia da reciclagem até ao agora tão urgente modelo de economia circular que, fruto das pressões ambientais, tenta ir mais longe e aplicar a velha máxima: na natureza nada se desperdiça, tudo se transforma e recicla e que, aplicado à indústria, permite ganhos de eficiência produtiva, utilizando em pleno as matérias-primas secundárias, dando origem a novos modelos de negócio e a novos padrões de consumo e a consumidores mais conscientes e responsáveis.

Desafio deste século

Na abertura desta última conferência de 2022, a edil anadiense, Teresa Cardoso, falou da economia circular como “o desafio deste século para todos”, desde municípios às empresas, passando pelos cidadãos, reconhecendo tratar-se de “um caminho que todos teremos de fazer se quisermos ter melhor qualidade de vida e sustentabilidade”. E, aos presentes deixou também a certeza de que esta é uma iniciativa para continuar em 2023, com outras temáticas.

Notícia completa na edição impressa ou digital