Assinar


Anadia // Sociedade  

Mais de 400 ninhos de vespa asiática eliminados no último ano em Anadia

A inativação de ninhos de vespa asiática é feita exclusivamente por uma equipa especializada da Câmara Municipal de Anadia.

O Município de Anadia eliminou, no ano passado, 465 ninhos de vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática, em vários pontos do concelho. As freguesias com mais ninhos intervencionados foram Sangalhos, Arcos e Mogofores, e Vilarinho do Bairro, revela a autarquia anadiense.

Em nota enviada à redação é também referido que os primeiros ninhos começaram a ser detetados no concelho em 2016, tendo os serviços municipais, nos últimos quatro anos, eliminado cerca de dois mil ninhos. Em 2019 (586), 2020 (353), 2021 (515) e 2022 (465).

De referir que, no concelho, a inativação de ninhos de vespa asiática é feita exclusivamente por uma equipa especializada da Câmara Municipal de Anadia. Após a intervenção de cada ninho é colocada uma fita para sinalização da ocorrência.

O município apela ainda à população que não deve mexer nos ninhos e, de forma alguma, tentar inativá-los por meios próprios.

Os avistamentos de ninhos de vespa asiática devem ser reportados aos serviços municipais, através do 231 510 730, em dias úteis e durante o horário de funcionamento da Câmara Municipal. Estas comunicações poderão ainda ser realizadas, através da Linha Anadia Segura (808 231 112), disponível 24 horas por dia, ou, em alternativa, no portal StopVespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).