Assinar
Anadia // Sociedade  

Três paróquias de Anadia cumprem tradição da bênção das casas com giz

Este final de semana, por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, três paróquias de Anadia vão manter o antigo costume católico de marcar a porta de entrada das casas dos fiéis com giz, pedindo proteção e bênção.

No concelho de Anadia e mais concretamente nas paróquias da Moita e de Vila Nova de Monsarros, há mais de uma década que o padre Vitor Espadilha realiza uma cerimónia ainda para muitos desconhecida, mas que tem vindo a conquistar adeptos. Falamos da bênção das casas com giz abençoado por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, este ano celebrada no domingo, dia 8 de janeiro.

Assim, uma vez mais, as paróquias preparam-se para cumprir esta tradição, que começa também a conquistar os fiéis em Avelãs de Cima, paróquia que o padre Vitor Espadilha assumiu mais recentemente, a par com as duas restantes.

Ao JB, o pároco confirma serem cada vez mais as famílias a participar neste ritual da bênção, não só por questões religiosas e de fé mas porque nos tempos difíceis e conturbados que o país e o mundo atravessam , esta é “mais uma forma de pedirem bênção e proteção a Nosso Senhor Jesus Cristo para as suas casas e famílias”.

Assim, nas missas de sábado e de domingo, nestas três paróquias, o padre Vitor vai proceder à bênção do giz (oferecido pela paróquia ou levado pelos próprios fiéis), que depois será usado por cada um nas suas casas por forma a proceder à bênção das mesmas, no seio familiar.

Missas

Sábado

17h30 – VN Monsarros

18h30 – Moita

19h45 – Neves do Pinheiro (Av. Cima)

Domingo

9h – VN Monsarros

10h15 – Moita

11h30 – Avelãs de Cima

12h45 – Póvoa do Gago

19h – Fontemanha

A bênção das casas deve ser feita preferencialmente durante esta semana (8 a 15 de janeiro), mas pode ser feita até ao dia 2 de fevereiro, que marca a altura em que Jesus foi apresentado no Templo, frisa o pároco. A inscrição – “20 * C+M+B+23” deve ser mantida na porta até ao dia de Pentecostes.

O 20 e o 23 representam o ano 2023; o “C+M+B” representam Christus Mansionem Benedicat, ou seja, Cristo abençoe esta casa; e cada letra é intercalada com uma cruz que representa Jesus, Maria e José. A * (estrela) lembra a que guiou os Magos até ao Menino Jesus e a sigla CMB pode ainda ser entendida como a representação dos três reis magos (Gaspar ou Caspare, Melchior e Baltazar), “que visitaram o Menino Deus, que habita nas nossas casas/corações”, referiu o Padre Vítor Espadilha ao JB, não deixando também de destacar que “se um familiar, vizinho ou amigo não puder estar presente, podem também cumprir o rituais da bênção, levando-lhes a pessoa que vier à missa o giz abençoado até eles”.