Assinar


Oliveira do Bairro // Sociedade  

Câmara apoia Bombeiros de Oliveira do Bairro com 65 mil euros

Apoio financeiro da Câmara com vista a apoiar a atividade dos Bombeiros em prol do concelho.

O Município de Oliveira do Bairro aprovou um apoio financeiro de 65 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB), “com vista a apoiar a sua atividade em prol do concelho”.

Recorde-se que, em 2022, e para além do apoio anual de 65 mil euros, a autarquia oliveirense atribuiu mais 60 mil euros para obras de requalificação na sede da associação, que passaram pela criação de um ginásio para o seu corpo de bombeiros e pela ampliação da camarata feminina, inauguradas em dezembro último.

Para além dos apoios à sua atividade regular e ao investimento, o Município também suporta os seguros do corpo de bombeiros e, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os custos com as remunerações, e respetivos encargos associados, dos elementos das duas Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

Também os membros desta corporação têm um conjunto de benefícios atribuídos pela autarquia, no âmbito de um regulamento criado para o efeito.

De acordo com Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, esta verba agora atribuída “não inclui outros apoios que ainda podem ser concedidos durante este ano, quer para investimento, quer para apoiar os nossos bombeiros nos custos assumidos no âmbito da sua atividade de proteção civil”.

O Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Benefícios aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro prevê a redução de pagamento das taxas urbanísticas, a compensação do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) liquidado, desconto de 20% no acesso a eventos ou iniciativas de carácter desportivo, cultural e recreativo que sejam organizados pela Câmara Municipal e acesso gratuito às Piscinas Municipais, em horários previamente convencionados entre a autarquia e a associação.

Este regulamento contempla ainda a comparticipação financeira anual, correspondente ao Escalão A na Ação Social Escolar, para os filhos e dependentes a cargo dos elementos da corporação de bombeiros de Oliveira do Bairro, que frequentem o pré-escolar, incluindo Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), e o 1.º ciclo, em escolas do concelho, até ao valor correspondente a 25% do salário mínimo nacional.

Referência também à organização da Caminhada Solidária Noturna, atividade anual promovida pelo Município e pela associação, em que os custos são suportados pela autarquia e o valor angariado reverte inteiramente para a AHBVOB.