Assinar
Aveiro // Região // Sociedade  

Abusos na Igreja: Bispo de Aveiro recebeu lista de três padres suspeitos

Destes três padres suspeitos dois já morreram e outro já viu o seu caso investigado e arquivado pela justiça.

O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, anunciou esta sexta-feira, dia 9 de março, ter recebido uma lista com três nomes de padres suspeitos de abuso de menores.

Num comunicado difundido pela diocese, o bispo de Aveiro pormenoriza que dos três nomes recebidos, dois dizem respeito a sacerdotes que já faleceram e o outro refere-se a um padre contra o qual já decorreu o respetivo processo que foi investigado pelo Ministério Público, tendo sido arquivado. “O Dicastério da Doutrina da Fé, no que diz respeito ao processo canónico, pede que o bispo diocesano continue a exercer o direito de vigilância em relação ao respetivo sacerdote”, refere.

Entretanto, a Diocese de Aveiro solicitou também à respetiva Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis que “desenvolva iniciativas de formação com sacerdotes, catequistas e responsáveis das Instituições de Solidariedade Social da área da Diocese, em ordem a aprofundar a sensibilização de todos para a relevância deste tema de modo a prevenir possíveis abusos”.

No que diz respeito ao apoio às vítimas, a Diocese diz estar disponível para facultar apoio médico que venha a mostrar-se necessário.

“A Diocese de Aveiro compromete-se a tudo fazer para que estas situações dolorosas não voltem a acontecer no seio da comunidade cristã e reafirma, mais uma vez, ‘tolerância zero’ para os abusos de menores e pessoas vulneráveis”, termina o comunicado.

Recorde-se que no país, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Os testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, o espaço temporal abrangido pelo trabalho da comissão.