Assinar


Cantanhede // Sociedade  

Símbolos da JMJ em peregrinação pelo concelho de Cantanhede

Símbolos que acompanham a Jornada Mundial da Juventude estão em peregrinação no concelho até quinta-feira.

Os símbolos que acompanham e representam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, estão em peregrinação desde ontem, dia 11 de abril, no concelho de Cantanhede, onde permanecem até à próxima quinta-feira, 13 de abril.

Na passagem pelo concelho, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos na freguesia de Ançã, esta terça-feira, onde decorreu um cortejo pelas ruas da vila até à Capela de S. Bento.

O programa deste primeiro dia inclui passagens pela União de Freguesias de Portunhos e Outil, Cordinhã e Murtede, terminando com uma vigília na Igreja Matriz da Pocariça.

Para hoje, dia 12 de abril, o programa inclui a oração da manhã, pelas 7h30, na Igreja Matriz da Pocariça, e a bênção dos símbolos na Igreja do Bolho, às 8h45.

Seguem-se passagens pelas freguesias de Ourentã, Tocha, Sanguinheira e Cadima, terminando o dia na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, onde a partir das 17h decorre um desfile desde o quartel dos Bombeiros Voluntários até à Câmara Municipal de Cantanhede, onde os símbolos da JMJ serão recebidos.

Num gesto simbólico do espírito de união que simboliza esta peregrinação, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, faz-se acompanhar nesta receção por todos os presidentes de Junta ou de União de Freguesias do concelho.

Às 19h, na Igreja Matriz de Cantanhede, realiza-se a a Eucaristia de Envio, presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra. Uma hora depois, os símbolos serão transportados até ao Museu Etnográfico da Praia de Mira.

Amanhã, dia 13 de abril, Carapelhos, a peregrinação inicia com a passagem dos símbolos entre os Bombeiros Voluntários de Mira e os de Cantanhede, seguindo-se o almoço com exposição dos símbolos na Confraria dos Nabos.

Seguem-se passagens pelas freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, São Caetano e Febres. Nesta última, pelas 18h decorre o concerto final desta peregrinação pelo concelho de Cantanhede, com atuações da Associação Infanto Juvenil Pequenas Vozes de Febres, Coro AGA e Grupo 70×7.