Assinar


Anadia // Bairrada // Cantanhede // Sociedade  

Anadia e Cantanhede distinguidos como Municípios Amigos da Juventude

Evento serviu ainda para refletir sobre a construção e definição das políticas locais de Juventude.

Os Municípios de Anadia e de Cantanhede (assim como Mealhada – ver pág. 13) foram distinguidos com a Bandeira e o Selo de Município Amigo da Juventude. O Galardão foi entregue na sexta-feira, 26 de maio, durante o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude que decorreu na cidade de Pinhel, numa organização da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis.

O Município de Anadia, que aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude em 2022, assumindo, desta forma, o compromisso de ser um Município com políticas amigas da Juventude, esteve representado naquele evento pelo diretor de Departamento de Coesão Social, Ângelo Santos.

A representar o Município de Cantanhede esteve o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, que enfatizou que estas distinções “representam simultaneamente o compromisso do Município de Cantanhede na implementação de políticas amigas da juventude assim como a vontade de ir mais longe, de elevar o trabalho que já estamos a desenvolver”.

Rede com mais de 150 Municípios

O Encontro Nacional reuniu todos os municípios da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, onde, para além da entrega das distinções, os presentes refletiram a construção e definição das políticas locais de Juventude.

A Rede, fundada em 2020 pela FNAJ, e que conta com mais de 150 Municípios, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens. Esta rede é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis é a estrutura representativa de mais de mil Associações Juvenis de base local e regional em Portugal e que, por sua vez, movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens.