Assinar


Bairrada

Vice-presidente da Câmara de Anadia integra lista candidata ao Turismo do Centro

Raúl Almeida, Pedro Machado e Jorge Sampaio unidos em candidatura à Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal

O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, integra a lista encabeçada por Raul Almeida, à presidência da Comissão Executiva da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (ERTCP), cujo ato eleitoral, para os novos órgãos sociais, irá decorrer no próximo mês de julho.

Em nota à comunicação social, o autarca anadiense revela fazer parte da lista de Raul Almeida como candidato a vice-presidente da ERTCP. De salientar que a lista conta ainda com o nome de Pedro Machado, atual presidente do Turismo do Centro, agora como candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral.

Pedro Machado e Raul Almeida
Pedro Machado e Raúl Almeida

Jorge Sampaio é licenciado em Engenharia civil, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tem Pós-Graduação em Comportamento Higrotérmico dos Edifícios e, atualmente é Doutorando em Turismo na Universidade de Aveiro.

Em janeiro de 2002 tomou posse, como vereador em regime de permanência, na Câmara Municipal de Anadia, onde desde 2013 exerce as funções de vice-Presidente. De 2009 a 2021, exerceu o cargo de presidente da Rota da Bairrada, sendo atualmente (desde junho 2021) presidente da Assembleia Geral desta Associação. Entre 2015 e 2018 desempenhou as funções de presidente das Rotas de Vinhos de Portugal, e após um interregno de três anos, volta a ser eleito para a mesma, até à presente data. É também, há vários anos, presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Turismo Rural.

Continuar a senda do crescimento                                           

Raul Almeida apresenta no próximo dia 19 de junho as ideias principais que irão nortear a sua candidatura, “mobilizadoras do tecido económico, parceiros públicos e privados em que assenta a matriz do Turismo na Região Centro de Portugal”, bem como os principais rostos da sua equipa, com uma forte preocupação de unir os agentes económicos, promover a coesão territorial em toda a região e, continuar a senda do crescimento e atratividade turística regional.

Pedro Machado candidato, na mesma Lista, à Mesa da Assembleia, constitui “o referencial de estabilidade e continuidade dos melhores anos de sempre para o Turismo do Centro de Portugal e, enquanto presidente da mesa da assembleia geral, o garante do trajeto de crescimento e políticas regionais que deram o reconhecimento nacional e internacional para a nossa região”.

Raul Almeida, atual presidente da Câmara Municipal de Mira, refere que, desde que assumiu a candidatura, tem recebido “um grande apoio quer por parte dos autarcas da região centro, de empresários do turismo e das várias instituições que compõem o colégio eleitoral, pelo que estou ainda mais motivado e confiante para este desafio de consolidar e fazer continuar a crescer a região”. Acrescentou que “queremos apresentar a nossa equipa, as nossas ideias e juntamente com o Pedro Machado, pretendemos trabalhar com todos e para todos como tem sido meu apanágio nas minhas funções autárquicas”.

Pedro Machado, atual Presidente da Turismo do Centro, reconhece “no perfil do Raul Almeida as qualidades humanas e a competência profissional para assumir este grande desafio bem como a capacidade de unir toda a região, que enfrenta ainda o processo de recuperação de dois anos difíceis, mas, onde já são visíveis indicadores muito positivos de crescimento em todas as sub-regiões. Raul Almeida, quer pela sua experiência quer, pela manifesta ação no domínio do turismo regional, em particular nos domínios da sustentabilidade e valorização dos territórios, bem como da economia azul, dá-nos garantias de estar à altura desse desafio”, frisou Pedro Machado.

Jorge Sampaio sublinha comungar da mesma opinião de Raul Almeida de que “o turismo é um setor de primordial importância para o país e para a região, sendo uma atividade económica fundamental para a geração de riqueza e emprego”. E realça que o objetivo desta lista, encabeçada por Raul Almeida, “é dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido na região de turismo do centro nos últimos anos, e imprimir uma dinâmica que reforce o sucesso bem visível pelos resultados e números que a região tem apresentado”.