Assinar


Águeda // Economia  

ABIMOTA presente em evento sobre mobilidade em Munique

Salão alemão é ligado à mobilidade, com fabricantes, fornecedores, empresas de tecnologia, prestadores de serviços e startups a mostrarem produtos e serviços do setor.

O setor português das duas rodas e mobilidade suave vai estar presente na IAA MOBILITY 2023, que vai decorrer de 3 a 8 de setembro em Munique, Alemanha. Esta deslocação, a cargo da ABIMOTA, associação do setor com sede em Águeda,  integra-se na Agenda Mobilizadora das Duas Rodas (AM2R) representando o consórcio de 47 empresas.

O IAA Mobility é um importante evento ligado à mobilidade, onde fabricantes, fornecedores, empresas de tecnologia, prestadores de serviços e startups se apresentam e mostram os seus produtos e serviços a um amplo público internacional de B2B e B2C.

O objetivo estratégico da Agenda da Inovação do setor das duas rodas é reforçar o posicionamento de Portugal cada vez mais, para o setor industrial das duas rodas e mobilidade suave, como um destino de qualidade e sobretudo ecossistema industrial que migra do conceito OEM (Original Equipment Manufacturer), para ODM (Original Design Manufacturing). 

“De uma forma simples, está em curso um plano de investimento do tecido empresarial, em que o setor pretende evoluir de fornecedor de serviços de produção e montagem, para terceiros, para fornecedor de soluções, juntando num único local a pesquisa, o desenvolvimento, o design, e industrialização de referência a nível global para a fileira das duas rodas e mobilidade suave.” Refere Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA.

Esta participação acontece ao abrigo da Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas (AM2R) financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelo Next Generation da União Europeia.