Assinar
Anadia

Anadia combate o isolamento social com unidade móvel multifunções

Através da UMAA, o Jornal da Bairrada vai chegar gratuitamente a várias dezenas de pessoas/semana. A partir de abril, o JB +65 vai para a estrada à boleia da UMAA.

Faz-se à estrada dois dias por semana, num total de oito vezes por mês, com cerca de 20 paragens definidas e em horário fixo.

Falamos da Unidade Móvel de Atendimento de Anadia (UMAA) que, embora ainda não tenha completado seis anos de vida, é um caso de sucesso a nível nacional.

Uma carrinha que vai ao encontro das populações mais isoladas, levando-lhes vários serviços. Uma biblioteca itinerante que se converte num Espaço Cidadão, num consultório (para rastreios e aconselhamento na área da saúde), mas também num espaço onde se pode pagar ou requisitar água e saneamento, eletricidade ou até telecomunicações.

O Município de Anadia, a expensas próprias, colocou a UMAA na rua em julho de 2018. A cargo da equipa da Biblioteca Municipal, nas viagens semanais segue sempre um parceiro (farmácia ou Centro de Saúde) para fazer aconselhamentos vários, mas também ajudar a quebrar o isolamento e a solidão.

Ler notícia completa na edição impressa ou digital

Novo projeto leva o Jornal da Bairrada às populações mais isoladas

O combate às desigualdades e a promoção do bem-estar social é um imperativo transversal a toda a sociedade. Também aqui, o Jornal da Bairrada assume a sua parte e, nesse sentido, deu início ao projeto JB +65.

Um dos principais objetivos deste projeto passa por combater o isolamento social, a desinformação e a iliteracia mediática; assim como promover a integração social e a inclusão.

Pretendemos fazer a distribuição do Jornal da Bairrada (edição em papel) a pessoas idosas, que vivem em locais mais afastados da sede do seu concelho e/ou em situação de isolamento social.

Para levarmos em frente este projeto, e depois de escolhermos um concelho (vamos começar por Anadia), precisávamos de um parceiro e propusemos à Câmara Municipal uma colaboração, através da Unidade Móvel de Atendimento de Anadia (Biblioteca Municipal de Anadia) que, como se atesta nesta reportagem, tem feito um trabalho meritório junto das populações mais isoladas do concelho.

Através da UMAA, o Jornal da Bairrada vai chegar gratuitamente a várias dezenas de pessoas/semana. Para além disso, e porque a proximidade tem sido uma das nossas bandeiras, pretendemos fazer reportagens junto dos idosos (para publicação no JB), que têm certamente histórias de vida interessantes para contar.

A partir de abril, o JB +65 vai para a estrada. Contamos, dentro de alguns meses, fazer o balanço deste projeto e estar em condições de lhe dar continuidade.

Fica aqui, desde já, expresso o nosso agradecimento à vereadora Jennifer Pereira, da Câmara Municipal de Anadia, e à coordenadora da Biblioteca Municipal, Sílvia Fernandes, pela recetividade e pronta disponibilidade para apoiar o JB +65.