Águeda é um dos municípios mais sustentáveis do país, com um índice de 89,4%, estando em 3.º lugar nacional. Os resultados da Bandeira Verde ECOXXI foram divulgados pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que distingue Águeda no top 3 dos municípios de todo o país com melhores práticas de sustentabilidade.
“Águeda tem vindo a evoluir de forma permanente, sempre em lugares de topo deste índice, e este resultado é a prova dessa evolução e das boas práticas de sustentabilidade que implementamos no nosso território”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida.
Analisados os vários indicadores, numa avaliação feita por um conjunto vasto de organismos independentes (mais de 25 instituições), Águeda consegue o valor mais alto de sempre neste índice, liderando os municípios do distrito de Aveiro, com Estarreja e Albergaria-a-Velha nos lugares seguintes e com pontuações também acima dos 80%.
O Município foi reconhecido pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e de 75 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Águeda consegue a pontuação mais elevada do país nos indicadores de “Mobilidade sustentável”, “Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)” e “Certificação de sistemas de gestão”.