Assinar


Bairrada // Cantanhede  

Alunos de Cantanhede assistiram ao Auto da Barca do Inferno

Cerca de 400 alunos, acompanhados por professores, assistiram à encenação de Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que o grupo de teatro Propositário Azul apresentou no dia 1 de fevereiro, em duas sessões, no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede.
Assistiram ao espetáculo promovido pelo Município de Cantanhede, através dos serviços da Biblioteca Municipal, os estudantes do 9.º ano dos agrupamentos de escolas Marquês de Marialva, (Cantanhede), Lima-de-Faria (Cantanhede e Febres), Gândara Mar (Tocha), da Escola Pedro Teixeira (Cantanhede) e do Centro de Estudos Educativos de Ançã, cujo currículo escolar inclui o Auto da Barca do Inferno como obra de leitura obrigatória na disciplina de Português.
O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, é considerado como uma verdadeira crónica de costumes da sociedade lisboeta do início do século XVI e foi representado, pela primeira vez, em 1517. É a primeira parte da chamada “trilogia das Barcas” em conjunto com o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória.
Esta foi a primeira vez que a peça foi apresentada em Cantanhede pelo grupo Propositário Azul, Associação Artística.