Assine já


Águeda // Sociedade  

Águeda pondera devolver à Praça 1.º de Maio o nome “Largo do Botaréu”

E se a atual Praça 1.º de Maio, em Águeda, recuperasse o nome “Largo do Botaréu”? A proposta foi apresentada ao executivo municipal, a 26 de junho, por uma figura local conhecida por “Chula” e por João Cura Soares, antigo autarca e figura respeitada no concelho.

Os cidadãos defendem que o topónimo atual poderia ser transferido para outro local da cidade, permitindo assim recuperar uma designação que consideram histórica e representativa da memória e identidade coletiva aguedense.

Segundo “Chula”, este apelo não é novo – ainda durante a presidência de Manuel Castro Azevedo, terá sido entregue um documento com “mais de 600 assinaturas” a solicitar a mudança.

João Cura Soares recordou os tempos em que aquele espaço era ponto de encontro da juventude e local onde se praticava desporto e se criavam laços comunitários.

Jorge Almeida, presidente da câmara de Águeda, reconheceu a relevância do tema, admitiu que, no seu dia a dia, continua a usar a antiga designação – Largo do Botaréu – e propôs a realização de uma auscultação pública para perceber o sentimento da população quanto à eventual reposição do nome.

Afonso Ré Lau