Assinar
Oliveira do Bairro

Confrarias preservam património gastronómico

A Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada realizou, nos passados dias, 26 e 27 de Março, em Oliveira do Bairro, o 3.º Encontro Internacional de Confrarias na Bairrada.
A cerimónia contou, com a presença de 48 confrarias nacionais e estrangeiras, reunindo os seus membrosconfrades, alguns amigos e convidados que ultrapassaram as 200 presenças.
Esta cerimónia singular, que primou pela extraordinária organização, a cargo da Confraria do Leitão da Bairrada, teve início nas Caves do Freixo, onde foi oferecido e servido o jantar às Confrarias presentes, cuja ementa foi selectivamente bem confeccionada com os diferentes derivados do prato rei “ O Leitão da Bairrada” servido em sandes, com o pão tradicional da Mealhada, acompanhado, claro está, pelos não menos conhecidos vinhos e espumantes da Bairrada, que fazem um verdadeiro casamento.
A noite foi animada e enriquecida com uma sessão de fados com melodias de sabor a Coimbra e a Lisboa, onde alguns dos confrades presentes tiveram também a oportunidade de mostrar os dotes artísticos e relembrar os saudosos tempos de estudante de Coimbra.
Já no sábado, logo de manhã cedo e no exterior do Espaço Inovação, na recepção às Confrarias, era servida e degustada a côdea para reporem as forças, dadas tarefas que estavam destinadas às Confrarias, antes do respectivo almoço convívio.
Daí partiu-se para a Biblioteca de Oliveira do Bairro, onde teve início o desfile de todas as Confrarias, devidamente identificadas, até ao edifício dos Paços do Concelho, onde se realizou a sessão solene de boas vindas, proferida pelo autarca, Mário João Oliveira. Usaram da palavra o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nunes, presidente da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, António Duque, representante da Federação das Confrarias e o presidente da Câmara, cujas intervenções se dirigiram essencialmente para dois importantes aspectos: A defesa intransigente de se preservar a qualidade dos produtos de cada região e neste caso especial e em particular, do Leitão da Bairrada, e para que se atinja esse objectivo, é também muito importante que as autarquias, individualmente ou em parcerias, se unam e mostrem interesse em defender estes seus produtos, tão ricos da gastronomia nacional.