Assinar
Anadia // Bairrada  

Câmara de Anadia parceira do Plano Nacional de Leitura

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da promoção do livro e da leitura, a Câmara de Anadia assinou, na última sexta-feira, um protocolo de parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL).
A cerimónia de assinatura contou com a presença do Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral e teve lugar no Cineteatro de Anadia.
Uma parceria que resulta de um trabalho que a Câmara tem vindo a desenvolver com as Bibliotecas Escolares do município e que se consubstancia no lançamento, organização e divulgação de iniciativas de promoção da leitura nas escolas, bibliotecas e outras instituições do concelho.
Com a assinatura do presente Protocolo, a Câmara e o PNL, em parceria, irão disponibilizar apoio financeiro para equipar as Bibliotecas Escolares do município com livros para os diferentes níveis de ensino, permitindo que todos os alunos tenham acesso aos mesmos.
Esta aposta da autarquia anadiense visa contribuir, decisivamente, para elevar os níveis de leitura das crianças, jovens e demais cidadãos do concelho, uma vez que a promoção da leitura é entendida, pela Câmara, como factor de desenvolvimento individual e de progresso colectivo.
Na oportunidade, o autarca Litério Marques sublinhou que o esforço realizado “é feito não só para os jovens mas para toda a população do concelho”, uma vez que a autarquia pretende “que a biblioteca dê resposta às necessidades de todas as faixas etárias”. Convicto de que uma das missões da biblioteca é também “ensinar e transmitir conhecimentos”, Litério Marques realçou ainda que a Câmara irá, dentro deste âmbito, adquirir livros, no montante de 6.900 euros, aquisição esta efectuada de forma faseada até ao final de 2011.

Concurso premeia melhores do distrito. Liliana Sousa, da Secundária de Esmoriz (3.º CEB) e Rita Santos, da Secundária João da Silva Correia, de São João da Madeira (ensino secundário) foram as grandes vencedoras da 2.ª fase (distrital) do Concurso Nacional de Leitura. O evento teve lugar na última sexta-feira, na Biblioteca de Anadia e contou com a presença de cerca de 180 alunos concorrentes, provenientes de 42 escolas do distrito.
Tendo como objectivo estimular a prática da leitura, o concurso pretendeu avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. A 3.ª fase, correspondente à Final Nacional, será realizada em Lisboa.
No Cineteatro decorreu a cerimónia de entrega de prémios. O júri, composto pelos escritores Ana Saldanha e Bruno Santos e pela Bibliotecária, Sónia Almeida, premiou ainda no 3.º CEB: 2.º lugar Mariana Silva, E.B.2/3 Dr. Ferreira da Silva, de Oliveira de Azeméis e com o 3.º lugar Patrícia Ribeiro, da E.B.2/3 de Argoncilhe, de Santa Maria da Feira. No Ensino Secundário foram também premiados: 2.º Ricardo Silva e 3.º Mariana Dias, ambos da Secundária Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira.

Catarina Cerca