Assinar
Ílhavo // Região  

Encontro de Culturas de Bandas Filarmónicas em Ílhavo

No dia 17 de Abril, realizou-se na cidade de Ílhavo um Encontro de Culturas de Bandas Filarmónicas, com a boa organização da famosa Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo Música Nova, para assinalar a passagem do 110.º aniversário da sua fundação.


Foi no sábado, 17 de Abril, que na cidade de Ílhavo se realizou um Encontro de Culturas de Bandas Filarmónicas, com a boa organização da famosa Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo Música Nova, para assinalar a passagem do 110.º aniversário da sua fundação, em 15 de Abril de 1900.
No respectivo encontro de Culturas, participaram cinco Bandas: Banda Clube Pardilhoense, Banda da Associação e Instrução e Recreio Angejense, Banda da Sociedade de Instrução e recreio de Janes de Malveira, Banda Recreativa União Pinheirense, e a Banda da nossa Cidade: Banda B.V. Ílhavo Música Nova.
O desfile das Bandas iniciou-se próximo das 15h, junto ao Pavilhão Desportivo e, cada uma, com intervalos de alguns minutos, interpretava famosas Marchas de Rua, enquanto desfilavam ao longo da Avenida Central. Contornaram o espaço comercial e concentraram-se no Recinto envolvente ao Centro Cultural de Ílhavo, onde estavam instalados dois palcos em posição paralela. Aí, cada Banda exibiu-se musicalmente de uma forma que muito agradou a muito povo que ali se encontrava e continuou até ao fim daquela festa que terminou já ao fim da tarde, com a entrega de lembranças ao representante de cada Banda e a outras pessoas que muito têm apoiado a Música Nova, sendo declamada uma extensa lista de casas comerciais e entidades oficiais, como a Junta de Freguesia de S. Salvador ou a Câmara Municipal de Ílhavo. Também um carinho muito especial aos familiares e pais dos jovens músico/as, pois que sem estes a Nossa Banda não poderia continuar…
Já quase no final daquela tarde musicalmente cultural, foi anexada, a cada Estandarte, uma fita com a data do 110.º aniversário da Banda anfitriã. Quase no final, as Bandas em conjunto interpretaram uma marcha musical composta exclusivamente para aquela “menina” ilhavense. Depois, todos os instrumentos, também em conjunto, soltaram as notas musicais com mil parabéns à Musica Nova. As últimas palavras foram: “Viva a Música Nova – Viva Ílhavo!”.

João Pedrogam