Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Lixeiras clandestinas na mira de voluntários

No próximo dia 30 de Maio (domingo), o núcleo de Anadia, envolvido no Projecto “Limpar Portugal”, vai realizar uma saída de campo para avaliar o estado actual dos locais limpos a 21 de Março último.
Agora, os cerca de 220 voluntários que, na altura, aderiram a esta causa nacional e a população em geral está “convocada” para voltar às matas do concelho para fazer um ponto da situação, para depois ser tomada uma posição em face do encontrado.
“Colocámos placas nos locais limpos por nós e agora vamos ver como estão. Ao mesmo tempo iremos assinalar outras lixeiras que tenham surgido”, revela Paula Fernandes, coordenadora local do Projecto.
Diz que a “30 de Maio será feito um encontro de voluntários, dando a volta aos sítios limpos para ver o estado em que se encontram”.
Simultaneamente, serão identificados novos locais a limpar, pois como se sabe “uns limpam, outros teimam em sujar”.
No fundo, será “uma reunião de trabalho, a céu aberto”, pois a intenção não é ficar por aqui.
Limpar Anadia não se esgotou à iniciativa desenvolvida em Março, até porque o grupo anadiense realizou durante os últimos meses várias limpezas.
Por isso, este grupo está determinado em continuar a fazer do concelho um local com melhor ambiente e mais limpo.
Daí, Paula Fernandes adiantar que, graças à causa, houve um vasto grupo de pessoas que se uniu e tem conseguido sensibilizar muitos anadienses para a problemática do lixo, reconhecendo, todavia, haver ainda muito para fazer.
“Ainda existe uma grande falta de respeito pelo património ambiental. Nota-se uma grande falta de civismo”, diz quem no terreno deu de caras com todo o tipo de lixo: centenas de quilos de vidro, plástico, pneus, electrodomésticos, metal, mobiliário e roupa, abandonados nas florestas do concelho.
Recorde-se que, a 21 de Março, só em Anadia foram retirados 7.300 quilos de lixo, 670 quilos de vidro e 31 pneus. Apesar do mau tempo que se fazia sentir na altura, os 220 voluntários, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia e Juntas de Freguesia, deram um exemplo. Contudo, dois meses antes, vários voluntários, aos fins-de-semana e segundas-feiras, sinalizaram as lixeiras a limpar. Simultaneamente foram plantadas cerca de 200 árvores oferecidas.

Catarina Cerca