Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Rotary Club de Oliveira do Bairro assinalou 19.º aniversário

O Rotary Club de Oliveira do Bairro assinalou o 19.º aniversário na última sexta-feira, com uma palestra subordinada ao tema “Comunicação e Informação: do Social ao Global, do Passado ao Futuro”. O conhecido jornalista Sansão Coelho conduziu o debate, reflectindo sobre a evolução dos media até aos dias de hoje. Frisou que, actualmente, “o que gera poder é o conhecimento” e que vivemos numa sociedade da informação/conhecimento.
Para breve estará “a substituição do papel de jornal enquanto suporte, para algo mais próximo do iPad” e “os antigos jornais vão forçosamente mudar de rosto”, acredita Sansão Coelho, ressalvando contudo que “o papel vai continuar”.
Estas e outras substanciais mudanças “estão a implicar uma crise nos media que não estava prevista”. Sansão Coelho não tem dúvidas de que “tem que existir uma ética empresarial para rentabilizar a comunicação social, sob pena desta se virar contra os direitos do Homem”. “Todos precisamos de uma informação de qualidade para termos qualidade de vida”, sublinhou.
Também o Rotary, para mais eficazmente desenvolver a sua actividade e cumprir os objectivos, “tem necessidade de comunicar e de informar os seus associados e o mundo em que tem que estar inserido”, adiantou o presidente do Rotary Club de Oliveira do Bairro. Fernando Castro afirmaria ainda que “os órgãos de comunicação de que dispõe e todo o material que elabora visam facilitar o desempenho de todos os Rotários e mantê-los informados e motivados”.
Já no âmbito do 19.º aniversário, o presidente frisou que, “ao aproximar-se da idade adulta, [este Rotary Club] quer assumir-se como tal”. Apesar de não terem sido fáceis os anos mais recentes, “o caminho parece ser retomado”.
Pegando no lema deste ano rotário, Fernando Castro destacou que “O Futuro de Rotary está em nossas mãos”, mas “deles em conjunto com a comunidade com quem trabalham e para quem trabalham”. Por isso, o lema do próximo ano rotário – “Fortalecer comunidades e unir continentes” – “lembra-nos que devemos pensar local e agir globalmente na aldeia mundial”.

Rotary promove palestra e visita de estudo

No próximo dia 11, pelas 21h30, no Hotel Paraíso, o Rotary Club promove a palestra “O Povoamento da região do Vouga: da romanização à Emergência de Aveiro”.
Será palestrante o Prof. Doutor Luís Seabra Lopes, da Universidade de Aveiro.
A entrada é livre mas os interessados deverão confirmar a sua presença até dia 10 (965025865/966764079/234 740300).
Esta palestra tem também como objectivo preparar a viagem de estudo que o Rotary promove no dia 13 de Maio, à Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, no Marnel, Águeda, visita em que todos os interessados poderão igualmente participar.