Assinar
Anadia // Bairrada  

10 mil visitantes passaram pelo Aliança Underground Museum

Dez mil. Foi este o número de visitas que o Aliança Underground Museum, sediado nas instalações da Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos (Anadia), recebeu desde a data da sua inauguração, a 24 de Abril do ano corrente.
Um número surpreendente de visitas para um museu inovador que se encontra fora dos grandes centros urbanos. O Aliança comprova ser uma clara aposta de Joe Berardo na senda da descentralização e democratização da cultura, tornando-a gratuita, acessível a todos e durante todos os dias.
O Aliança Underground Museum tem um traçado com cerca de quilómetro e meio de túneis das caves Aliança, onde estão expostas de peças do acervo “The Berardo Collection – Culture for life”, algumas com cerca de 1500 anos: Colecção Arqueológica; Arte Etnográfica Africana; Escultura Contemporânea do Zimbabué; Colecção de Minerais; Colecção de Fósseis; Azulejos e Cerâmica das Caldas.
O conceito do museu prende-se com o início de uma viagem como se por uma rede de metro se tratasse, sendo que as linhas Underground se dividem em regiões do Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Beiras.
Aliança Underground Museum é o novo projecto do acervo Berardo, que inaugurou no passado dia 24 de Abril, nas caves da Aliança Vinhos de Portugal em Sangalhos. A Aliança Vinhos de Portugal decidiu inscrever a sua marca no rótulo da arte e da cultura, presenteando o concelho de Anadia com este museu. Um espaço que conta com sete colecções que relevam de imaginários vários, convidando a plêiade de visitantes a um périplo pelas mais distintas colecções, num encontro de povos, lugares, crenças e culturas.