Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada celebrou Dia Europeu do Enoturismo

A destilaria do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) recebeu, nos dias 14 e 15 de Novembro, uma mostra e prova de vinhos dos oito produtores do concelho da Mealhada. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, Associação Maravilhas da Mealhada e Associação Portuguesa de Municípios do Vinho, que pretendeu assinalar o Dia Europeu do Enoturismo (14 de Novembro) com uma apresentação dos vinhos produzidos no concelho, dirigida aos agentes económicos e ao público em geral.
O Dia Europeu do Enoturismo foi assinalado com uma mostra de vinhos que decorreu durante dois dias na destilaria do IVV na Mealhada. Os vinhos dos produtores do concelho que integram o projecto “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” puderam ser apreciados, no domingo, por cerca de meia centena de pessoas que passaram no local e, na segunda-feira, pelos agentes económicos locais, nomeadamente empresários da restauração.
Vinhos brancos, tintos, espumantes, das mais variadas bagas e castas, e de diferentes anos, foram saboreados durante a iniciativa. E houve mesmo quem já apresentasse vinhos de 2010. “Este é um branco novo, bical, de 2010. Um Encosta de Mouro. É um vinho jovem, muito frutado, que vai ao encontro daquilo que o consumidor quer. Aqui, teve muita aceitação”, avançou Rui Fernandes, da Adega Cooperativa da Mealhada, que apresentou mais dois tintos que vão ser comercializados em Dezembro e ainda, referiu com orgulho, “o primeiro espumante feito na adega da Mealhada”.
“Para o ano também já vamos apresentar vinhos novos”, adiantou Pedro Silva Seabra, da Seabra & Seabra, que apresentou, entre outros, dois vinhos de 2009: um branco, Travessa Romana e um tinto, Alto da Marreca. O produtor realçou a importância deste tipo de iniciativas de promoção e lembrou que os vinhos da Mealhada e, em geral, da Bairrada, estão novamente em ascensão. Uma opinião partilhada por Rui Fernandes, que acrescentou: “Nota-se uma maior diversidade de vinhos produzidos. A qualidade dos vinhos da Bairrada subiu muito”.
Dos variados vinhos que as Caves Messias apresentaram no evento, José Cunha, da empresa, realça o espumante Quinta do Valdoeiro, Baga + Chardonnay 2009. “É feito com castas de uva tinta e por isso apresenta uma cor ligeiramente rosada. Até lhe chamamos um branco de uva tinta”, revelou, adiantando que o espumante “já está no mercado há alguns anos e tem tido bastante aceitação”. A empresa apresentou ainda mais dois tintos (um Quinta do Valdoeiro, Syrah de 2008 e um Quinta do Valdoeiro Doc Tinto de 2007) e um branco (Bairrada Messias de 2009).
José Cunha elogiou o evento, por ser “importante para a divulgação dos vinhos produzidos no concelho”. “É uma maneira prática e bastante directa de apresentar os vinhos, nomeadamente aos agentes económicos, aos restaurantes. Para além de ser uma excelente oportunidade para todos trocarmos opiniões”, afirmou o representante das Caves Messias. “Possibilitar que os oito produtores aderentes conversem uns com os outros. Só isso já é positivo”, concordou António Selas, produtor de vinho do concelho da Mealhada.
António Selas levou quatro vinhos à mostra de celebração do Dia Europeu do Enoturismo. Três de “primeiro preço” (dois espumantes e um tinto) e o espumante Milheiro Selas, de nível superior, de 2005. “Este pretende ser um espumante para beber e pensar um pouquinho. Tem três castas, uma delas o Chardonnay, que fermenta em madeira e tem por isso características diferentes. Está há quatro anos em garrafa. É um espumante invulgar”, referiu o produtor, defendendo que o truque “é tentar ser diferente”. “A aposta deve ser em fazer vinhos bons e se possíveis diferentes. Porque bons eles são todos, por isso devemos apostar na diferença”, concluiu.
No evento estiveram presentes os oito produtores do concelho, sendo eles a Adega Cooperativa da Mealhada, António A. Coelho Selas, Seabra & Seabra, Manuel Ferreira da Silva, Quinta do Carvalhinho, Quinta do Azinhal, Jorge Manuel Ferreira Rama e Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias.