Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Aprovado empréstimo de 4 milhões e meio de euros

A Assembleia Municipal aprovou – com abstenção de João Mortais, da CDU – a contratação de um empréstimo, no valor de 4 milhões e meio de euros, a longo prazo (a amortizar em 20 anos), destinado a financiar quatro projectos co-financiados aprovados com comparticipação de Fundos Comunitários: Centro Escolar de Avelãs de Cima/Avelãs de Caminho, Centro Escolar de Paredes do Bairro, Sistema Autónomo de saneamento de Couvelha e Regeneração do Centro Urbano de Anadia.
De acordo com Litério Marques, a verba destina-se à execução de obras importantes, contudo cabe à Assembleia decidir “se quer as obras feitas ou não, já que estas não se fazem sem dinheiro”.
O empréstimo, a contrair junto da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, “por ser a proposta mais favorável à Câmara”, mereceu algumas considerações. Sidónio Carvalho, do CDS/PP, não deixou de recordar aos deputados que a Câmara tem aprovado um empréstimo de 4 milhões e 600 mil euros que ainda não utilizou, pretendendo agora autorização para contrair um novo empréstimo que, caso venham a ser utilizados na totalidade, vão praticamente duplicar os encargos referentes a amortização e juros. Todavia, reconhecendo tratar-se de obras importantes, deixaria a indicação de que o CDS/PP não se opõe à sua contratação. Já André Henriques, do PS, diria que a bancada votaria favoravelmente o empréstimo por se tratar “de uma série de obras em curso que queremos que tenham seguimento”, congratulando-se ainda por ter sido um banco nacional a ganhar a operação.