Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Câmara leva 1200 crianças ao teatro

A finalizar o Plano de Actividades previsto para o ano lectivo 2010/2011, a Câmara Municipal de Anadia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Anadia levou, nos dias 14, 15 e 16 de Junho, ao Cineteatro da cidade, cerca de 1200 crianças da rede pública do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, para assistirem à peça “O Valente Soldado de Chumbo”. Uma história criada pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e adaptada pela “Efémero” Companhia de Teatro de Aveiro. Com concepção e encenação de Vítor Correia, a peça contou com a presença em palco de cinco actores que, durante 50 minutos, fizeram as delícias dos mais novos, na medida em que foi capaz, através de momentos tão reais como mágicos, de sensibilizar as crianças para que valores como: a amizade, o amor, a coragem e a capacidade de enfrentar as adversidades, prevaleçam, sempre, sobre todas as formas de covardia, insensibilidade, deslealdade e descriminação e que, incompreensivelmente, continuam a subsistir entre nós.
Ângelo Santos, da Câmara de Anadia, diz que a “matarona de teatro” em cinco sessões, com a presença média de 250 crianças cada, marcou o encerramento do ano lectivo com chave de ouro.
“O cineteatro é um espaço privilegiado do concelho e ideal para receber este tipo de público que começa a ter os primeiros contactos com o cinema e com o teatro”, avançou, evidenciando que os docentes também partilham da ideia de que esta é uma boa forma de terminar o ano lectivo, sem grande agitação, mas num ambiente calmo e com um evento de cariz mais cultural.
No encerramento da actividade, Rosa Maria Tomás, vereadora da Educação da autarquia anadiense, destacou a presença dos vários estabelecimentos de ensino, ao longo dos três dias, assim como o facto desta actividade quer dizer que “a Câmara gosta muito de vocês”. Aos meninos e meninas que concluíram o 4.º ano do 1.º CEB não deixou de lhes desejar muitas felicidades e sucesso “na nova etapa escolar e das vossas vidas que vão iniciar em Setembro”, deixando ainda uma palavra de agradecimento aos docentes, por estarem presentes numa actividade “que altera as actividades normais de um dia de aulas, mas que é sempre uma experiência interessante, diferente e enriquecedora”.

CC