Assinar
Anadia // Bairrada  

Município de Anadia assina protocolos de geminação

No âmbito do Projecto de realização do Encontro de Cidades Geminadas, a Câmara Municipal de Anadia recebeu, no passado dia 23 de Junho, as comitivas de França, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Letónia e Senegal.
Este encontro iniciou-se com a assinatura dos protocolos de geminação do Município de Anadia com as cidades de Catio (Guiná-Bissau), Diaobé-Kabendou (Senegal) e Villecresnes (França), e com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia de Sangalhos e a cidade de La Chaize-le-Vicomte (França).
Para além do estreitamento de laços entre os municípios presentes, esta iniciativa teve como objectivo dar a conhecer, às recém cidades geminadas, o que de melhor existe no município anadiense, a nível turístico, social educacional e cultural.
Durante a permanência das comitivas decorreram as jornadas de actividades que se prolongaram até ao dia 26 de Junho. Do programa de actividades destacou-se a reunião de preparação dos projectos de geminação para o ano de 2012 e a Conferência de Turismo. Na reunião de trabalhos foram abordados temas como a educação, a saúde, o desporto e a cultura.
Já na Conferência de Turismo os responsáveis de cada comitiva tiveram oportunidade de apresentar o modelo de organização do sector de Turismo do seu país e/ou região. O encerramento desta Conferência contou com a presença do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que expôs o modelo organizacional do Turismo em Portugal, em geral e na Zona Centro, em particular.
Tendo decorrido este encontro durante a Feira da Vinha e do Vinho, a mesma permitiu um contacto ainda mais directo com os costumes das gentes do concelho.
De salientar que o município de Anadia está também geminado com as cidades de Jurmala (Letónia), Boa-Vista e São Lourenço dos Órgãos (Cabo Verde).