Assinar


Anadia // Bairrada  

Nova Directora Regional Adjunta da DREC é anadiense

Maria do Céu Castelo-Branco é a nova Directora Regional Adjunta da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) até ao final do próximo ano lectivo, altura em que o Ministério da tutela espera substituir as actuais Direcções Regionais por estruturas mais simplificadas.

Doutorada e mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro, Maria do Céu Castelo-Branco é professora de Educação Especial, no Agrupamento de Escolas de Anadia, e representante do Ministério da Educação na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho de Anadia.

Maria do Céu Castelo-Branco é conhecida também dos anadienses por ter sido a candidata do CDS-PP, em Anadia, nas últimas autárquicas.

JB falou com Maria do Céu Castelo-Branco que confirmou ter sido feito um convite prévio, que aceitou “de imediato”. Mulher de desafios, reconhece esta experiência como mais uma etapa importante da sua vida e da sua carreira, mas adianta que ainda é cedo para falar de expectativas e de projectos para o ano lectivo em curso.

Currículo

Maria do Céu Castelo-Branco é natural de Angola e reside em Anadia, distrito de Aveiro, concelho e distrito onde tem as suas raízes familiares.

Foi membro fundador da Equipa Multidisciplinar do Hospital José Luciano de Castro, em Anadia, e presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2/3 e da Secundária de Anadia. No âmbito da docência, é formadora de professores, conselheira da Associação Nacional de Professores e membro da Comissão Científica do Projecto Clube de Inteligência Emocional na Escola.

Foi investigadora no Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento e na Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico dos Sistemas de Formação, ambos na Universidade de Aveiro. Foi, igualmente, coordenadora e orientadora científica do Curso de Pós-Graduaçãoem Educação Especial, na Universidade Lusíada de Lisboa. Como investigadora tem publicações científicas em revistas nacionais e internacionais e é co-autora em livros.

Tem, como actividades de lazer, a escrita, a poesia e a pintura, com publicações na poesia e exposições na pintura.

Para Directora Regional foi nomeada Cristina Oliveira, professora do quadro de nomeação definitiva do Agrupamento de Escolas de Ourém.