Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Idosos celebram dia com almoço

A comemoração do Dia do Idoso no concelho de Anadia teve lugar na tarde da sexta-feira, no Pavilhão dos Desportos da cidade.
A iniciativa patrocinada pela Câmara de Anadia/Rede Social contou com a presença de 585 idosos provenientes das 14 instituições do concelho com resposta à terceira idade que, após o almoço, conviveram durante a tarde ao ritmo de um Chá dançante que se prolongou até às 18h.
O evento que, durante a tarde de convívio, foi aberta à comunidade, contou, ao almoço, com a presença do autarca Litério Marques e dos vereadores, Teresa Belém Cardoso, Rosa Maria Tomás, Lino Pintado e José Carlos Coelho.
Na oportunidade, Litério Marques mostrou-se muito agradado com a moldura humana, até porque reviu vários conhecidos: “já não sou propriamente um jovem e partilho convosco este dia”, disse. O evento, que custou à autarquia 10 mil euros, proporcionou um dia diferente a muitas centenas de idosos do concelho. Por isso, Litério Marques deixou um desejo, “o de ver a lei agilizada para que mais IPSS possam ter a lotação superior à actual, por forma a conseguir dar resposta às necessidades de uma população cada vez mais envelhecida e com uma esperança de vida maior”.
“Somos um concelho onde grande parte dos idosos conta ainda com a ajuda e apoio de familiares, mas que precisa de ter os acordos alargados com a Segurança Social”, sublinhou, acrescentando que “a rivalidade entre as IPSS é salutar em termos dos serviços prestados, já que copiam umas das outras o que de melhor fazem, trocam ideias e experiências”.
Também Patrícia Carrilho, do Centro Social de Tamengos, destacou o facto deste tipo de eventos ser “óptimo para os idosos. A meu ver, deve haver mais iniciativas destas, na medida em que os idosos convivem, têm um dia diferente, fugindo à rotina das instituições”, acrescentando que “o ideal seria um convívio interinstitucional por mês, pois é uma forma dos idosos conviverem, trocarem ideias e experiências”.
Num momento do país nada favorável a festas, a Câmara Municipal de Anadia decidiu promover o Dia do Idoso “também para ouvir os problemas e dificuldades” dos seniores do concelho.
A tarde contou ainda com um momento musical a cargo da Tuna da Universidade Sénior da Curia.