Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Livro de Helena Osório apresentado na Biblioteca de Cantanhede

“Duendes, Elfos e Gnomos para adormecer sem medo”, da autoria de Helena Osório, é o título do livro que vai ser objecto de apresentação editorial no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no sábado, 17 de Dezembro, às 17h. A apresentação da obra estará a cargo de Pedro Cardoso, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Cantanhede.
O livro reúne um conjunto de sete contos com temáticas fantasistas que transportam o leitor para mundos mágicos, habitados pelos seres maravilhosos referidos no título. Trata-se de uma obra que sugere um universo de magia com uma abordagem revivalista a tradições de Natal, algumas já esquecidas, e à arte desenvolvida entre gerações. O que se propõe “é a partilha de sabedorias e ensinamentos, o continuado despertar para a vida e a aprendizagem na relação com os outros, para se estar melhor no ser, no saber e em união.
Duendes, Elfos e Gnomos para adormecer sem medo é uma publicação da colecção Tempo de Magia, da Animedições, editora de Arte e Literatura que, para além do texto da autoria de Helena Osório, apresenta ilustrações de oito artistas plásticos consagrados: Álvaro Siza, Dulce Barata Feyo, Eduardo Nery, Fernando Veloso, Henrique Silva, Júlia Pintão, Margarida Leão e Mide Plácido em colaboração com crianças de várias idades.
Natural de Benguela (Angola), Helena Osório é licenciada em Estudos Europeus pela Universidade Moderna de Lisboa, e possui uma pós-graduação e um mestrado em Artes Decorativas pela Universidade Católica Portuguesa. Com 23 anos de experiência profissional em jornalismo a autora é actualmente professora nos grupos de Artes Visuais e Economia, sendo também mentora e coordenadora editorial da revista de artes bombart, editada pela Projecto.
No âmbito da literatura Infanto-Juvenil, Helena Osório escreve contos para crianças e jovens desde os oito anos e publica desde 2008. Colabora ainda no programa televisivo Família Galaró, tendo sido a autora da letra da canção deste programa e dos guiões do Pai Galaró, personagem ligado às artes.
Helena Osório prevê entregar, ainda em 2011, a tese de doutoramento em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Em 2008, a autora lançou o seu primeiro livro intitulado Dos 8 aos 80, ilustrado por seis grandes senhoras da arte portuguesa: Armanda Passos, Emília Nadal, Graça Martins, Graça Morais, Gracinda Candeias, Paula Rego. Ainda no âmbito dos livros colectivos, publicou, em 2010, o quinto livro, intitulado Viagens de José pelo mundo dos sonhos, dando continuidade ao projecto de trabalhar com grandes nomes da pintura e escultura (desta vez com cinco artistas, no masculino): Armando Alves, José de Guimarães, Paulo Neves, Rui Paiva e António Barros, que apresenta uma ilustração criada a partir de desenhos de um menino de 5 anos, ao escutar o conto lido pela mãe.
A artista plástica Mide Plácido, ilustradora (juntamente com o sobrinho, João Cruz, à época, com 9 anos) de Uma rainha à porta de casa, segundo conto de Duendes, Elfos e Gnomos para adormecer sem medo, nasceu em 1957 em Cantanhede, onde reside. É licenciada em pintura pela EUAC – Escola Universitária das Artes de Coimbra e participou em várias exposições individuais e colectivas, no país e no estrangeiro
Nos últimos anos, o trabalho de Mide Plácido no âmbito das artes plásticas está centrado na exploração plástica do resto que, impedido de se tornar lixo, assume uma atitude simbolicamente interventiva e pela sua insignificância, dá ao olhar outras significações.