Assinar
Anadia // Bairrada  

Autarca de Sangalhos admite não ter verbas para fazer grandes obras

Com um orçamento a rondar os 122 mil euros para o ano de 2012, António Floro, autarca da Freguesia de Sangalhos, admite dificuldades várias na execução do plano de atividades: “não fazemos milagres e sem dinheiro não nos será possível fazer obras”, diz, garantindo mesmo assim tudo fazer por forma a levar a cabo o maior número de melhoramentos possível.
Por isso, diz que o plano de atividades para 2012 “é bastante realista” e que dentro das condições atuais, o executivo por si liderado irá tentar “proporcionar a melhoria das condições de vida da freguesia, procurando fazer crescer a mesma com sustentabilidade e dignidade”.
A redução no FEF (Fundo de Equilíbrio Financeiro) e no subsídio atribuído pela Câmara Municipal de Anadia não augura nada de bom para a freguesia de Sangalhos, a braços com inúmeras carências, mas sem verbas para as colmatar. Apesar disso, o autarca sangalhense lá vai dizendo que, “dentro das circunstâncias e constrangimentos, procuraremos ser rigorosos, coerentes e muito determinados em melhorar as condições da freguesia, promovendo a cultura, o desporto, melhorando os espaços de lazer e todas as outras infraestruturas de forma a que os nossos concidadãos se possam sentir orgulhosos de aqui viver”.
O autarca não esconde que as verbas disponíveis pouco mais darão do que para suportar os encargos fixos, nomeadamente com as cinco pessoas que trabalham a tempo inteiro para a Junta de Freguesia (duas no atendimento da secretaria, um coveiro e duas pessoas nas limpezas e manutenção de espaços da JF). Pessoal que considera ser “o mínimo para que alguns melhoramentos se possam ir realizando, nomeadamente aqueles relacionados com limpeza de valetas, poda das árvores, arranjos de jardins e espaços verdes”.
“Decidimos contratar um coveiro a tempo inteiro. A verba que gastávamos com um tarefeiro, que só vinha nos dias dos funerais, dá para pagar a um coveiro a tempo inteiro, para além de que ele zela o cemitério diariamente e pode ainda colaborar noutros trabalhos”, avançou, referindo que só no ano de 2010 houve 55 funerais na freguesia e em 2011 foram 35.
Para este ano, que considera “difícil” e de “gestão muito apertada”, não deixa de se congratular com o investimento da Câmara Municipal de Anadia em duas grandes obras: o novo Pavilhão do Sangalhos Desporto Clube e o Centro Escolar de Sangalhos. Duas obras há muito desejadas pela população.
A JB, António Floro destaca ainda que, face a um orçamento reduzido em quase 50% e sem fontes de receita de vulto (as receitas são provenientes da venda de algumas sepulturas e do aluguer de algumas lojas no mercado e no edifício Urbacontrol), terá de se desdobrar para fazer frente a algumas das obras mais urgentes.
“Ainda temos algumas lojas desocupadas, quer no mercado, quer no Edifício Urbacontrol”, diz, acrescentando que as lojas, mesmo com rendas muito acessíveis, continuam por alugar, sinais da crise.

Prioridades. Como obras prioritárias para 2012, elenca um conjunto de melhoramentos que diz só avançarem se a Câmara Municipal de Anadia der algum contributo.
António Floro considera prioritária a aquisição do terreno para a ampliação do cemitério, assim como a aquisição de terrenos para o futuro parque de lazer a implantar na Fogueira, junto ao lavadouro local.
Durante este ano, deseja ainda requalificar a avenida Dr.º Seabra Dinis (construção de passeios, colocação de bancos de jardim), bem como a Rua Narciso da Marça e concluir as obras no Largo da Igreja da Fogueira (piso, passeios, jardim, iluminação e fonte).
Do Plano de Atividades constam ainda o alargamento e abertura de vias públicas (da GNR à Rua do Serrado), pavimentar e embelezar rotundas, desenvolver o projeto para a reconstrução da Fonte de Guimarães e zona envolvente, junto da Estalagem, em Sá, com acesso pela rua da Costa do Casal.
Pequenas obras. Mas são as pequenas obras que levam importante fatia do orçamento: a saber, restaurar fontes e lavadouros públicos, colocar manilhas e executar valetas em várias ruas, melhorar o espaço envolvente ao edifício da Junta de Freguesia, reparar e melhorar os pavimentos do mercado e melhorar a sinalização vertical e horizontal.
A JB diz ainda que pretende propor o reforço da iluminação pública, concluir a toponímica da freguesia, criar espaços para colocação dos contentores de lixo, ecopontos e pilhómetros e arranjar caminhos agrícolas.
Das pequenas obras elencadas no Plano de Atividades, constam ainda a substituição de algumas árvores no Jardim do Passal, limpeza de valetas, recintos públicos, parques e jardins e pressionar e sensibilizar a Câmara Municipal e os SMAS de Anadia para a necessidade urgente de ligações de saneamento nos locais onde este ainda não exista.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt