Assinar


Anadia // Bairrada  

Anadia: José Afonso é o novo diretor do Centro Hospitalar do Baixo Vouga

José Abrantes Afonso é o novo presidente do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, nomeado por despacho conjunto dos ministros das Finanças e da Saúde, informou, na última semana, a Administração Regional de Saúde do Centro.
Além de José Abrantes Afonso, integram a nova equipa responsável pela gestão dos hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, como vogais, Paulo Manuel da Graça Ferreira, (diretor clínico), Carlos Jorge Cardoso Simões (enfermeiro diretor), Ana Lúcia Marques de Castro e Pedro Nelson Castelo Branco Almeida.
José Abrantes Afonso, 57 anos, administrador hospitalar de primeira classe, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e exerceu funções nos hospitais de Coimbra, Bragança e Anadia, e na Administração Regional de Saúde do Centro.
Ao JB, José Afonso avançou que, face ao convite formulado, aceitou, ainda que cauteloso nas palavras tenha admitido que pela frente terá muito trabalho, assim como gostaria de ter a Universidade de Aveiro como parceiro.
Quando questionado sobre as suas principais linhas orientadoras na administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, referiu que numa primeira fase se irá inteirar da realidade de cada unidade hospitalar, para depois atuar em conformidade com as necessidades de cada uma.
José Afonso não escondeu, contudo, a saudade que terá do Hospital de Anadia, onde foi administrador durante 21 anos. Com a voz embargada, reconheceu que 21 anos “foram uma vida”, deixando em Anadia muitos amigos e saudade.
A nomeação de José Afonso vem pôr termo a um longo período de indefinição em torno da administração do novo agrupamento de hospitais.