Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Rede Social apresenta projetos no âmbito do envelhecimento ativo

Santos Sousa, diretor do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, presidiu, juntamente com a vice-presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, na última quinta-feira, no auditório do Museu do Vinho, em Anadia, ao plenário do Conselho Local de Ação Social. O evento, muito participado, serviu para apresentar aos parceiros, entre muitos outros pontos, a Rede de Emergência Alimentar e o Plano de Prevenção para a População Idosa. Técnicos da Segurança Social de Aveiro deram ainda a conhecer aos muitos técnicos e direções de IPSS’s do concelho e a autarcas presentes, as alterações aos Protocolos de Cooperação ao nível do Centro de Atividades Tempos Livres, Lares de Infância e Juventude, Serviço Apoio Domiciliário e Lar de Idosos, sendo dado a conhecer, relativamente a esta última resposta social, a abolição da mensalidade máxima e um acréscimo da comparticipação dos descendentes.
Durante o Plenário, foi também conhecido o programa de ação, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, que quer dar oportunidades para que homens e mulheres desempenhem o seu papel no mercado de trabalho durante mais tempo, assim como combater a pobreza e a exclusão social, encorajar o voluntariado e incentivando a um envelhecimento ativo e digno. O programa apresentado assenta em cinco eixos: emprego, trabalho; saúde, bem estar; solidariedade e diálogo; voluntariado e participação cívica; e sensibilização social.

Ações concelhias. Na oportunidade, Dora Gomes, que coordena a Rede Social em Anadia, apresentou as ações que ao longo do ano vão ser desenvolvidas no concelho, no âmbito do Envelhecimento Ativo. Das várias propostas destaca-se, a 3 de maio, um workshop sobre violência contra idosos. “Viver só, mais protegido!” é o nome do projeto a desenvolver durante este ano de intervenção social com idosos que vivem sozinhos ao nível da prevenção de quedas e do combate ao isolamento social. Durante três meses (janeiro a abril) está igualmente a ser desenvolvida uma ação que visa aumentar o conhecimento sobre a realidade social dos idosos que vivem sozinhos no concelho, num trabalho que está a ser feito em parceria entre a Rede Social e as 15 Juntas de Freguesia.
Está ainda prevista, de maio a dezembro, a ação “Era uma vez…”, que tem como objetivo a promoção do contacto intergeracional através de uma peça de teatro (um conto) preparado por alunos da Universidade Sénior e apresentada a todas as instituições sociais com resposta de pré-escolar. “Leituras sem idade” visa a promoção do livro e da leitura para idosos. As ações “Movimento sénior é vida” e “Brincando com a dança” (ver notícias nesta página) são também prioridades para 2012.
Na ocasião, Santos Sousa sublinhou a necessidade dos parceiros sociais darem as mãos para se adaptarem a um estilo de vida mais consentâneo com as possibilidades atuais, ou seja, considerou ser urgente fazer a mudança de vida para um modelo mais sustentável.

Programa de Emergência Alimentar. A Rede de Cantinas Sociais visa dar resposta a situações graves de manifesta carência social, podendo as instituições vir a fornecer entre 50 e 80 refeições diárias a famílias carenciadas. As refeições serão para consumo no domicílio e a comparticipação financeira ronda os 2,50 euros, podendo a instituição cobrar até 1 euro pelo serviço prestado ao utente.

Plano de Prevenção de Risco para a População Idosa. Este plano visa a celebração de um protocolo com o Ministério de Administração Interna, por forma a reforçar a intervenção junto da população idosa em situação de isolamento, prevenindo o risco inerente à solidão, aumentando o sentimento de segurança.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt