Assinar
Aveiro // Região  

ISCIA promove VII Encontro Nacional de Riscos e I Forum

Contribuir para a identificação, caracterização e gestão dos riscos, desde a sua prevenção até à reabilitação das áreas afetadas, de modo a permitir tornar o mundo atual, tão turbulento, num mundo mais controlável, em termos da segurança das pessoas e dos seus bens, são alguns dos objetivos que se pretendem atingir, numa ação conjunta, com a realização do VII Encontro Nacional de Riscos e I Fórum sobre Riscos e Segurança.

O encontro, subordinado ao tema “Riscos e Segurança – Sociedade de Risco e Conflitualidade”, realizar-se-á nos dias 19 e 20 de abril, no auditório do ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, em Aveiro.

A abrir a sessão de trabalhos (9h30) e a anteceder a conferência de abertura “Litoral e Riscos Naturais”, a cargo do Prof. Doutor Fernando Rebelo (especialista em Riscos e ex-Reitor da Universidade de Coimbra) tem lugar a sessão de abertura que será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo Ávila.

O encontro, que conta com cerca de 130 inscrições, será preenchido com a apresentação de 81 comunicações, a cargo de 111 conferencistas, que abordarão temas como planeamento e gestão do risco; riscos climáticos e geomorfológicos; riscos hidrológicos, cheias e inundações; cartografia de riscos e risco para a saúde; riscos de incêndio florestal; miscelânea de riscos; riscos tecnológicos e segurança. O encontro, que decorre com sessões paralelas em diversas salas, integra ainda uma sessão de “posters” alusivos ao tema em reflexão.

O VII Encontro Nacional de Riscos, apoiado pela Associação Portuguesa de Riscos, e o I Fórum sobre Riscos e Segurança, organizado pelo ISCIA pretende contribuir «para a valorização e divulgação de trabalhos de investigação» sobre os temas em apreço, bem como «incentivar os jovens investigadores e os alunos a apresentarem, nas respetivas áreas de estudo, as suas últimas descobertas», sustenta João Victor Silva Pereira, da Comissão Organizadora do encontro que integra ainda Armando Teixeira Carneiro (presidente), Luciano Lourenço, João Moura Belo e Mário Rodrigues Talaia.